• Eté Origens Brasileiras

A INFUSÃO PERFEITA - Como Preparar o Melhor Chá

Atualizado: 15 de Out de 2018


Para que se consiga extrair o melhor aroma e sabor do seu chá, é preciso dar atenção à alguns pontos específicos da preparação, como a água, a temperatura e o tempo.


ÁGUA - Conhecida pelos chineses como a “mãe do chá”, compõe 99% de uma xícara de chá e precisa ser de boa qualidade, limpa e inodora.


O ideal para se preparar uma boa infusão é uma água com pH neutro, então fique atento à água da sua região, pois a água que sai da torneira ou a água mineral pode ser muito alcalina ou ácida, além de ser muito mineralizada, dificultando a expressão dos sabores do chá.


Dê preferência para uma água filtrada – os filtros retiram odores e minerais da água da torneira – ou uma água destilada misturada com água da torneira.


TEMPERATURA e TEMPO - Cada tipo de chá possui temperatura e tempo específicos de infusão. O chá preto, por exemplo, que possui folhas 100% oxidadas, precisa que a água esteja mais quente do que a água para o preparo do chá oolong, que possui suas folhas com oxidação parcial.


Utilize uma chaleira de temperatura variável ou tenha em mãos um termômetro para que você possa conferir com exatidão a temperatura da água para o seu chá perfeito.


Lembre-se também de medir a quantidade correta de chá para determinada quantidade água: o ideal é de 2 a 3 gramas de chá para cada 170ml de água.

Abaixo, listamos os tipos de chás e suas correspondentes temperaturas e tempos de infusão (de acordo com o livro Manual do Sommelier de Chá, de Victoria Bisogno e Jane Pettigrew):


Chá Branco: 75 a 85°C / 3 a 5 minutos;

Chá Verde e Amarelo: 70 a 80°C / 1 a 2 minutos;

Chá Oolong: 75 a 95°C / 3 a 4 minutos;

Chá Preto: 75 a 90°C / 3 a 4 minutos;

Chá Puerh ou Hei Cha: 80 a 95°C / 1 a 5 minutos.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo