• Eté Origens Brasileiras

A INFUSÃO PERFEITA - Utensílios para o Chá

Além da qualidade das folhas do chá e do cuidado com a temperatura e o tempo de infusão de cada tipo de chá (como falamos na postagem anterior: https://www.etechas.com.br/blog-1/a-infus%C3%A3o-perfeita-como-preparar-o-melhor-ch%C3%A1), é preciso ter algum conhecimento a respeito dos utensílios para a preparação.

Há uma variedade grande de acessórios especiais para se preparar um bom chá/infusão.




CHALEIRA: Você pode ter em mãos uma chaleira elétrica para aquecer a água na temperatura ideal ou fazer esse processo aquecendo a água numa panela e utilizando um termômetro. Existem diferentes tipos de chaleiras/bules, como as chaleiras de argila, de cerâmica, de ferro e de porcelana, mas o mais importante é escolher uma chaleira que você goste.




XÍCARAS: Também há uma variedade grande de tipos de xícaras para o chá e cada uma possui uma particularidade. Algumas são específicas para determinados tipos de chá, enquanto outras podem ser usadas para todos os tipos.


É importante escolher uma xícara que tenha o seu interior de cor branca, para que você consiga apreciar a cor do chá/infusão.








INFUSORES: O infusor serve para abrigar as folhas de chá/infusão dentro da água, durante o tempo necessário para se preparar a infusão. Podemos encontrar vários tipos de infusores no mercado: de bambu, de aço inoxidável ou de silicone, em formatos de frutas ou animais e em formatos tradicionais, como as bolas infusoras.

O ideal é utilizar um infusor grande para chás com granulometria maior ou chás que abrem bastante suas folhas após a infusão. Dessa forma, você conseguirá extrair o máximo do potencial do chá, pois as folhas não ficarão muito comprimidas dentro do infusor.




Outros utensílios para a preparação do chá/infusão:


- bule com infusor;

- bule com filtro de bico: além da transparência permitir a visualização da cor do chá, as folhas são mantidas no bule através do filtro no bico;

- canecas com infusor (ou infusor próprio para canecas);



- gaiwan: de origem chinesa, na mais é do que uma tigela com tampa e pires. O chá fica em infusão na tigela tampada (a tampa permite que o ar circule e condense);

- prensa francesa (muito utilizada na preparação de cafés): se você quiser preparar seu chá na prensa francesa, tenha o cuidado de separá-la apenas para o chá e não para também fazer um café, pois o aroma do café é muito mais forte e pode atrapalhar na preparação do chá;

- infusor inteligente: encontrado na maioria das lojas especializadas em chás, o infusor traz comodidade, já que você pode acoplar o equipamento diretamente na sua xícara para despejar o chá/infusão;

- garrafa com infusor: também muito encontrada no mercado, a garrafa que já vem com um infusor facilita para quem gosta de levar o chá para qualquer lugar durante o dia.


Apesar de todas essas dicas de utensílios específicos para preparar um bom chá, não fique preso à essas dicas. Faça seu chá na medida certa, cuidando da qualidade da água e temperatura, e também do tempo de infusão das folhas, e utilize um coador simples para finalizar. Sabe aquela peneira que a gente sempre tem na gaveta da cozinha? Então! Vá em frente e sirva-se!


174 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo