• Eté Origens Brasileiras

Chá & Terroir - Uma Relação Direta entre o Homem e a Natureza

Atualizado: 4 de Jul de 2018

O Homem faz parte do Meio, assim como o Meio está no Homem.


Há uma ligação direta e intrínseca, que liga o ser humano à natureza e faz dos dois um único Ser, interagindo e transformando o meio ambiente como um todo. Essa relação, única e essencial, faz parte do dia a dia e não deve ser interpretada separadamente. O termo “Terroir”, bastante conhecido no mundo do vinho, exprime muito bem o que é esse convívio homem-natureza e também pode ser usado no mundo do chá.

Colheita de chá no Sri Lanka.

Terroir é uma palavra francesa que significa “território” e expressa a forma como as características de uma determinada região de terras agrícolas afetam no sabor final do produto. Ou seja, da mesma forma que com o vinho, cada região de cultivo do chá ou cada plantação tem suas características próprias e é isso que confere o terroir.


Responsável por dar qualidades únicas à um produto, o terroir é formado através de um conjunto de fatores ambientais e culturais – como solo, clima (chuva, geada e exposição ao sol), altitude e latitude (nível do mar) e também fatores humanos como, por exemplo, o método de cultivo e o tipo de processamento escolhido para a plantação.


Plantação de chá em Munnar, Índia.


O chá é uma infusão feita a partir da Camellia sinensis – planta de origem chinesa por meio da qual são produzidos os chás branco, verde, amarelo, oolong, preto e escuro. Da família Theaceae, com o nome genérico Thea, a Camellia sinensis foi descrita pelo botânico Carl Von Lineé, no século XVIII (Ruiz, 2013) e possui três variedades: a Camellia sinensis var. sinensis, adaptada a altitudes mais elevadas, podendo chegar a 6m de altura (Gaylard, 2016), a Camellia sinensis var. assamica, descoberta na região de Assam, na Índia, adaptada a regiões mais quentes, podendo atingir 30m de altura (Gascoyne, Marchand, Desharnais & Américi, 2014) e a Camellia sinensis var. cambodiensis, encontrada no Cambodja (Bisogno e Pettigrew, 2016), muito utilizada na criação de novos cultivares, devido à sua capacidade de hibridação natural (Gascoyne, Marchand, Desharnais & Américi, 2014).


Facilmente cultivável, a Camellia sinensis se adapta na grande maioria das regiões. Necessita de solo ácido e úmido, mas não encharcado, e demora de 3 a 5 anos para se tornar adulta. Sofrendo várias podas, as plantações em fileiras são mantidas na forma de arbusto de mais ou menos 1 metro de altura para facilitar a colheita dos brotos e folhas.


Devido à sua capacidade para se aclimatar a diferentes condições ambientais, a planta do chá hoje em dia é cultivada em diversos lugares como na China, Japão, Índia, Turquia, Argentina, África do Sul, Quênia e até no Brasil, onde as principais fazendas de chá podem ser encontradas na região de Registro, interior do estado de São Paulo.


O chá pode ser colhido em diferentes fases do ano, geralmente na Primavera, Verão e Outono, e dentro de uma mesma categoria de chá podem ser encontrados diferentes aromas e sabores, já que o terroir é o que irá determinar suas características. Assim, cada plantação pode ter seu próprio método de cultivo (orgânico ou não orgânico, por exemplo), sua técnica específica de colheita (manual ou mecânica), manuseio e processamento, personalizando o seu produto.


Ume Shimada, colhendo chá em sua plantação no interior de São Paulo.


Com todo o universo que envolve o cultivo do chá e seus aspectos culturais, o consumo do chá vem ganhando um ressignificado entre a população brasileira. Através da sua história envolta por mitos e lendas, seus benefícios à saúde, seus utensílios específicos e rituais de preparo e consumo, o chá vem abrindo caminhos e despertando interesse, conquistando admiradores e mais respeito Brasil a dentro.


A diversidade de aromas e sabores que se pode criar a partir da Camellia sinensis é imensa. É inerente a relação do homem com o cultivo da planta do chá. Não há divisão, um faz parte do outro, constituindo uma essência, e essa ligação é tão crucial e magnífica que é praticamente impossível não se deslumbrar e não refletir sobre o impacto que causamos e o importante papel que temos no ambiente em que estamos inseridos.



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Fique por dentro das novidades!

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram